Os efeitos da chuva na lavoura e como proteger sua safra

Entenda os efeitos do excesso da chuva na lavoura e descubra as melhores estratégias para lidar com essa condição.

22 de outubro de 2024

Por Sementes NK

O agronegócio é impactado não somente com a falta de chuva na lavoura, mas também com quaisquer alterações climáticas adversas. Secas prolongadas e inundações podem prejudicar o setor agrícola, acarretando prejuízos significativos para os produtores e a sociedade como um todo.

Entender de que forma as mudanças de clima impactam a produtividade da cultura de soja é fundamental para que se possa elaborar um plano de ação, a fim de reduzir os danos causados.

Embora existam benefícios na chuva para a produção agrícola, o excesso dela também pode representar riscos. Nesse artigo, você irá compreender como o excesso de chuva na soja pode comprometer a sua rentabilidade, e vamos apresentar boas práticas agronômicas para lidar com essa situação. Boa leitura!

Como as mudanças climáticas impactam a agricultura?

Gerenciar as plantações em meio às mudanças climáticas é um dos maiores desafios enfrentados pelo setor agrícola. Essas variações impactam a produtividade, a qualidade dos alimentos, o uso de recursos naturais e, consequentemente, a segurança alimentar.

A disseminação de pragas e doenças é outro fator preocupante, uma vez que, em períodos chuvosos e com a ausência do manejo adequado, o excesso de umidade do solo aumenta a proliferação dessas ameaças.

Já a semeadura é uma das fases mais afetadas pelo período de chuvas em demasia, pois a quantidade elevada de água pode atrasar ou prejudicar toda a plantação.

Além disso, existem outros fatores, como a diminuição da incidência de luz solar, que pode impactar o processo de fotossíntese; chuvas intensas que prejudicam áreas de produção; e chuvas com granizo, que podem causar perda de boa parte da lavoura.

As chuvas na plantação de soja

As chuvas no campo são muito importantes para quem produz soja. Elas acontecem do mês de novembro até o verão, pegando boa parte do desenvolvimento do plantio.

Quando chove na quantidade certa, a plantação cresce bem e a produção é alta. Mas há dois problemas que o produtor precisa ficar atento: a estiagem e o excesso de precipitação. E é sobre o último que nós vamos falar.

Aumento de chuvas na lavoura

O excesso de precipitação pode desencadear diversos problemas no cultivo de soja. Um deles é a germinação das sementes, que pode ser afetada pela grande absorção de água, prejudicando a respiração adequada das sementes e comprometendo o desenvolvimento saudável das plântulas devido à falta de oxigênio.

Quando o solo apresenta demasiada umidade, a entrada de oxigênio e a saída de dióxido de carbono são limitadas, devido à baixa condutividade dos gases na água.

Esse cenário é prejudicial para o crescimento das raízes da soja, que precisam de oxigênio para realizar a respiração celular e absorver nutrientes adequadamente. Todo esse ambiente é desfavorável para a planta, tornando-a não apenas menor, mas também menos produtiva.

O uso de defensivos tem como base elementos nutritivos, aminoácidos e outros compostos que atuam em conjunto com produtos fitossanitários para combater pragas e doenças que afetam a cultura da soja. Por isso, são recomendados nesse caso.

Outro desafio significativo está relacionado ao momento da colheita, quando o produtor visualiza o retorno de todo o trabalho árduo. No entanto, as chuvas excessivas podem encharcar e abrir prematuramente as vagens das plantas, resultando na perda de grãos antes mesmo de serem colhidos.

Isso acarreta a grande diminuição da quantidade de grãos que os produtores conseguem colher e, consequentemente, reduz a produção total.

E mais: a umidade excessiva favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias, provocando o apodrecimento dos grãos, que perdem valor comercial e podem se tornar inadequados para o consumo humano ou animal, levando a prejuízos financeiros para os agricultores.

Para lidar com essa situação, é possível adotar práticas e tecnologias adequadas para minimizar os impactos negativos das condições climáticas adversas e investir em um cultivar de alto potencial produtivo, que se destaca por entregar excelentes resultados para maior rentabilidade da sua lavoura.

Condições favoráveis para o cultivo da soja

Segundo o Manual de Segurança e Qualidade para a Cultura da Soja, disponibilizado pela Embrapa, a faixa de temperatura ideal para o desenvolvimento da soja está entre 20ºC e 30ºC. Além disso, consta que, para obter o máximo de rendimentos dos grãos, o consumo de água precisa variar de 450 mm a 800 mm durante todo o ciclo, ou seja, cerca de 7 a 8 mm/dia.

Em fevereiro de 2023, o Norte do Paraná enfrentou dificuldades com a colheita de soja devido ao excesso de umidade no solo. Algumas regiões passaram de 200 mm/dia, o que é muito acima do esperado.

Ainda, conforme matéria divulgada pela Folha de Londrina, houve o aumento de pragas e doenças no final do ciclo da soja, sendo a ferrugem e a mancha-alvo as principais delas.

Esses dados nos dizem que é preciso adotar algumas premissas básicas na lavoura antes mesmo de iniciar o novo ciclo, a fim de se preservar todo o trabalho e os investimentos realizados.

Como proteger a sua lavoura?

Para a gestão de risco das lavouras, deve-se considerar os efeitos do clima no planejamento das safras. Dessa forma, pode-se adotar medidas preventivas para minimizar os impactos do excesso de chuva na lavoura, tais como:

• seleção de variedades resistentes;
• manejo adequado do solo;
• uso de técnicas de irrigação;
• monitoramento constante das condições climáticas.

Além disso, o ter uma programação detalhada permite a você, produtor, que se antecipe ou adie o plantio e a colheita de acordo com as variações do clima, garantindo assim a qualidade e a produtividade da lavoura de soja. Confira a seguir quais outras boas práticas agronômicas você pode adotar para uma safra próspera.

Uso de tecnologia

Com a agricultura 4.0 você pode aproveitar ao máximo aplicativos e softwares com previsões meteorológicas de curto a longo prazo para planejar a sua safra. A escolha da tecnologia como aliada no dia a dia do campo possibilita a tomada de decisão mais precisa e eficiente.

Outras tecnologias, como sensores de umidade do solo, podem ser empregadas para monitorar condições da lavoura, viabilizando a adoção de soluções adequadas em caso de risco de compactação ou deficiência hídrica.

O uso da tecnologia na agricultura já é uma realidade e contribui para o manejo mais sustentável e eficiente da lavoura de soja, aumentando a sua produtividade e rentabilidade.

Sistema de agrofloresta

O sistema agroflorestal, que consiste no cultivo de diferentes espécies no mesmo espaço, incluindo cultivos agrícolas e arbóreos, pode trazer diversos benefícios para a preservação do solo, como a redução da erosão e a perda de matéria orgânica.

A adoção de práticas semelhantes ao sistema, como manter o solo coberto com resíduos vegetais de palha e plantas em crescimento, diminui o impacto da chuva diretamente na terra, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento das culturas.

Drenagem do solo

Durante períodos de intensas chuvas na lavoura, a grande umidade do solo pode gerar preocupações, como o surgimento de doenças no campo devido à perda de qualidade dos grãos. Ademais, a locomoção de maquinários pela lavoura pode se tornar difícil, atrasando a produção.

Como solução, deve-se realizar a drenagem da área afetada. Esse processo melhora a aeração, a estruturação e a resistência do solo, além de aumentar sua temperatura, o que é positivo para a produção.

A drenagem também previne a lixiviação de nutrientes, controla a salinidade e diminui a incidência de doenças na lavoura, resultando no aumento da produtividade agrícola.

Vale ressaltar que a drenagem deve ser feita por profissionais capacitados, que farão o estudo topográfico para determinar se a drenagem é superficial ou subterrânea e também a indicarão os materiais certos para a situação específica.

Escolha um cultivar rentável, com genética e tecnologia

Para apoiar no melhor desenvolvimento da sua safra, lançamos a NK7777 IPRO, cultivar de soja de alto potencial produtivo, que se destaca por sua excelente adaptação em diversas condições climáticas.

Com ampla janela de semeadura, essa cultivar permite que os produtores possam plantar em diferentes épocas do ano, maximizando a produtividade e minimizando os riscos climáticos.

A tecnologia IPRO incorporada na NK7777 possibilita amplo manejo de pragas e doenças, oferecendo maior segurança ao produtor e garantindo a qualidade da colheita. Essa tecnologia faz com que a soja seja menos suscetível a doenças, como o cancro da haste e a fitoftora, o que significa menos perda de produtividade.

Outro destaque importante é que a cultivar apresenta ótimo desempenho em solos de diferentes texturas, desde os mais argilosos até os arenosos, ampliando a possibilidade de cultivo.

Com sua resistência perante condições climáticas adversas, pragas e doenças, ela assegura que as plantas estejam saudáveis e vigorosas, prontas para um dos momentos mais importantes: a colheita.

A semente NK7777 IPRO, é destaque no cenário das colheitas, apresentando um diferencial único que a torna uma escolha excepcional para os produtores.

Os resultados alcançados com a NK7777 IPRO são simplesmente surpreendentes. A exemplo disso é a colheita registrada no município de Patrocínio, em Minas Gerais, onde foram obtidas 91,7 sacas por hectare. Além disso, outros municípios como Luis Eduardo Magalhães, na Bahia, alcançaram uma média de 86,3 sacas por hectare, e Querência, no Mato Grosso, obteve um resultado de 78 sacas por hectare.

Esses números demonstram a qualidade da semente NK7777 IPRO. Já pensou em ter uma colheita abundante e fazer parte desses resultados incríveis?

Com todas essas vantagens, a NK7777 IPRO se torna uma excelente opção para os parceiros que buscam maximizar sua plantação de soja com alta qualidade.

Agora que você conheceu um pouco da nossa cultivar rentável, com genética e tecnologia, entre em contato conosco pelos canais de atendimento e se torne um parceiro NK.

Notícias relacionadas